terça-feira, junho 07, 2005

Mastigação Unilateral


Para que possamos fazer um correto tratamento em ortopedia funcional dos maxilares, é de fundamental importância sabermos o lado que preferencialmente o paciente mastiga, isto porque de acordo com as leis planas de desenvolvimento, com o aparecimento da mastigação unilateral teremos alterações no desenvolvimento da face, como assimetrias (alterando a correta mastigação), mordida cruzada (no lado da mastigação viciosa), fonação e respiração além de ter um aumento da placa bacteriana no lado oposto à mastigação como conseqüência adensamento da doença periodontal, em decorrência da mastigação unilateral, como um maior acumulo de tártaro e grande perda óssea no lado oposto a mastigação( LARATO, 1970).
Para que possamos ter um correto desenvolvimento da mandíbula e maxila devemos ter uma mastigação bilateral alternada, multidirecional, para o correto estímulo das estruturas de suporte, estabilidade da oclusão e higiene dos dentes RAMFJORD E ASH (1987) (livre de interferências oclusais, com o maior número de contatos dentários durante os ciclos mastigatórios).
Também se deve compreender que um dos motivos de recidivas de casos tratados com ortopedia ou mesmo ortodontia ocorre devido à falta de mastigação bilateral (SIMÕES, 1998).

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi,
Recentemente decobri que tenho certa assimetria facial, provavelmente por matigação unilateral, pórem esta não é tão intensa. Pelo fato de eu ter 17 anos, não haveria mais como corrigir essa assimetria sem cirurgia?? Tinha o costume de mastigar mais do meu lado direito, então seria mais adequado que eu passasse a matigar mais do meu lado esquerdo ou eu deveria executar uma mastigação bilateral ?
Grato

Anônimo disse...

Adorei seu artigo sobre DMU, com certeza vai me ajudar na minha monografia. Parabéns.
daiane albergaria